AR CONDICIONADO PORTÁTIL VALE A PENA, É BOM E VANTAJOSO?

LINKS PATROCINADOS

Se você está com dúvida se é vantajoso comprar um ar condicionado portátil não deixe de ler este artigo onde iremos mostrar quando este tipo de ar condicionado é realmente vantajoso e quando ele não é uma boa escolha.

O Ar condicionado portátil é uma boa opção para ambientes pequenos como quartos. Ele não é uma boa opção para refrigerar uma sala anexada a uma sala de jantar e uma cozinha americana. Um condicionador de ar portátil é bom para um quarto pequeno e com portas fechadas. Tudo vai depender da potência do aparelho que normalmente esta na casa dos 10.000 btus.

Ele é vantajoso quando por algum motivo você precisa mover o ar condicionado de um quarto para o outro ou de um imóvel para o outro. É o caso da pessoa que mora de aluguel e que regularmente precisa se mudar. É o caso da pessoa que planeja mudar de apartamento ou de casa nos próximos anos ou quando você precisa mudar o ar de um cômodo da casa para o outro com regularidade.

Vantagens do Ar condicionado Portátil

O ar condicionado portátil tem essa vantagem da fácil instalação sem precisar quebrar parede e a possibilidade de ser movido mas em contra partida possui desvantagens como produzir barulho mais elevado do que um ar condicionado de janela ou um split que é a opção mais silenciosa.

  1. Quando o ar condicionado portátil é recomendável:
  2. Quando você não pode quebrar a parede para instalar um ar tradicional ou não tem espaço ou condições técnicas para usar um split. Existem prédios e condomínios que não permitem quebrar paredes para instalar ar condicionado.
  3. Quando você precisa mover o ar condicionado de um cômodo para o outro por acreditar que não existe a necessidade de comprar dois aparelhos de ar.

Instalação do Ar condicionado Portátil

Apesar de portátil todo ar condicionado deste tipo precisa ficar próximo de uma janela. O condicionador possui um duto que precisa ser colocado para fora do quarto através da janela. Isto é necessário para que o equipamento transfira o ar quente para fora do ambiente fechado. Este duto de ar pode ser colocado na janela ou em um buraco aberto na parede.

Outra questão é a água. O ar condicionado portátil também produz água que se acumula em um reservatório que precisa ser esvaziado. Existem casos onde o reservatório tem capacidade para 20 litros de água. O tempo que lea para o reservatório encher depende da umidade do ar do ambiente e do tempo que você fica com o aparelho ligado.

Barulho no ar condicionado portátil.

O compressor do ar condicionado portátil fica dentro do equipamento e dentro do ambiente que será climatizado e por isto ele é um aparelho barulhento. No caso do ar condicionado split a parte barulhenta que é o compressor fica na parte externa do imóvel. Agora o nível de incomodo que este ruído vai gerar nas pessoas depende de cada pessoa. Existem muitas pessoas que se incomodam profundamente com qualquer nível de ruido e outras que são bem mais tolerantes. Prefira o ar condicionado portátil com compressor rotativo pois eles emitem menos ruido que o convencional

Dicas na hora de escolher e comprar um ar condicionado portátil.

  • Veja a capacidade do tanque de armazenamento de água e se o aparelho desliga quando a capacidade chega no limite.  Em cidades onde a umidade relativa do ar é elevado este reservatório enche mais rapidamente.
  • Tente acessar o site do fabricante do ar que você pretende comprar e veja se é possível fazer o download do manual. Assim você poderá ver se a instalação do ar condicionado portátil é simples e quais suas exigências.
  • Verifique se a potência em BTU é compatível com o tamanho do ambiente que precisa climatizar.
  • Compare diversas marcas e verifique quais destas marcas possuem assistência técnica autorizada perto da sua casa. Esta consulta pode ser feita no site do fabricante.
  • Veja se o aparelho tem adaptador para janela. Alguns modelos possuem adaptadores ajustáveis para todo tipo de janela.
Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed.
Compartilhe com seus amigos:

LINKS PATROCINADOS

Agora leia outros artigos que temos sobre este mesmo assunto:

Cadastre-se e receba novos artigos no seu email. Digite seu e-mail no campo abaixo:

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

One Comment

  1. Bruno disse:

    Gostei do artigo, mas o que mais provoca ruídos nos condicionadores de ar portatil, é o exaustor, pois o compressor rotativo é muito bem feito e tenho observado no youtube que havia reclamações por parte dos ruídos oriundos do exaustor, não do compressor.

Escreva seus comentários