AR CONDICIONADO FAZ MAL PRA SAÚDE

LINKS PATROCINADOS

O ar condicionado pode fazer mal a saúde quando o mesmo é mal utilizado. Neste artigo vamos ver que cuidados são necessários para evitar problemas de saúde e doenças com o uso constante do ar condicionado.

Hoje em dia é impossível evitar o ar condicionado. Existem cidades do Brasil onde a sensação térmica pode chegar próximo a 50°C sendo que a temperatura de conforto do nosso corpo é entre 22 e 26 graus. O ar condicionado é uma das melhores formas de manter este conforto térmico que faz bem para a saúde.

Algumas pessoas que já sofrem de asma e rinite podem sentir problemas quando ficam muito tempo no ar condicionado.

O primeiro passo é não deixar o ambiente fechado o tempo todo sem a renovação do ar. Isto não faz bem para ninguém. O ideal é que em algum momento do dia a janela fique aberta para que o ar seja renovado. Se você usa o ar condicionado todo dia o filtro precisa ser limpo a cada 15 dias.

Lembre-se de que o seu carro também tem um filtro no ar condicionado e ele precisa ser limpo. Ambientes sujos não podem ficar fechados com ar condicionado ligado. E ambiente sujo podemos classificar aquele que é habitado por fumantes, que possuem carpetes e estofados que nunca são limpos com regularidade. Nestes ambientes é necessário uma limpeza constante e renovação de ar.

Outro problema é a queda na umidade do ar em ambientes climatizados. Ambiente fechado com ar condicionado ligado por muito tempo pode fazer a umidade do ar ficar inferior ao que é recomendado para sua saúde. Ar seco representa nariz e garganta irritados e ressecados. Você pode reduzir o problema colocando uma bacia com água dentro do cômodo, perto do aparelho, ou podem ser usados umidificadores. Existem aparelhos de ar condicionado modernos que possuem umidificador de ar embutido.

Cuidado também com os choques térmicos. Se está chegando a hora de sair do ambiente climatizado o correto é desligar o ar meia hora antes para que a temperatura caia gradativamente até se aproximar da temperatura da rua. Quando estiver dentro do carro desligue o ar condicionado minutos antes de chegar no seu destino. O ideal é que o corpo possa se acostumar com a temperatura mais alta gradativamente.

Antes de entrar em um carro quente abra a janela, deixe o ar ser renovado. O ideal é deixar o carro todo aberto com o ar condicionado ligado. Se ar condicionado do carro está com mal cheiro é hora de fazer uma limpeza completa no sistema de ar condicionado. Consulte a autorizada para ver o procedimento necessário. O cheiro ruim normalmente indica a proliferação de fungos.

Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed.
Compartilhe com seus amigos:

LINKS PATROCINADOS

Agora leia outros artigos que temos sobre este mesmo assunto:

Cadastre-se e receba novos artigos no seu email. Digite seu e-mail no campo abaixo:

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

Escreva seus comentários